Por volta de 1930, Bonfim (Silvânia/GO) foi escolhida como sede do complexo educacional. Essa escolha se deve ao arcebispo da época, Dom Emanuel Gomes de Oliveira, que, em 1932, já trabalhava na construção de um colégio para moças, em regime de internato e externato. Em 15 de março de 1932, foi inaugurado o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Inicialmente, o estabelecimento funcionava em um velho sobrado do tempo do Império, unido a outro casarão. “Tudo muito simples e pobre”, como afirma a primeira aluna, Ana Caixeta.
As Irmãs Salesianas, que no início eram quatro, contaram com a ajuda de muitas pessoas imbuídas do imenso desejo de lançar as sementes da Educação Salesiana em Bonfim. Em 11 de fevereiro de 1935 – Dia de Nossa Senhora de Lourdes – teve início a construção do colégio, conforme relatado na crônica:
“O povo toma parte na nossa alegria. Vários senhores e jovens ajudam a abrir os alicerces, outros preparam uma boa merenda para os operários. Que Maria Auxiliadora nos ajude a terminar essa obra, que fará tanto bem a tantas crianças.”
Mesmo com o colégio ainda em construção, diversas autoridades civis e eclesiásticas o visitaram, entre elas: o cônsul da Alemanha (12/09/1933) e o ministro da Polônia (27/01/1935). Em 1937, o colégio passou a funcionar em sede própria, com o internato em pleno florescimento, acolhendo meninas de diversos lugares – filhas de fazendeiros e de cidades distantes. Daqui, saíam aptas a testemunhar o lema de Dom Bosco e Madre Mazzarello.
Hoje, são 92 anos de história e de educação!
No trabalho educacional, contamos com três religiosas Filhas de Maria Auxiliadora, que consagraram suas vidas a Deus, abraçando o carisma salesiano e se dedicando integralmente à educação de crianças, adolescentes e jovens. São elas: Ir. Hélia Inácia Monteiro (Diretora), Ir. Vani Alves Moreira (Assessora de Pastoral) e Ir. Maria do Carmo Fraga (assistente salesiana, atuando no pátio, na recepção e no cuidado da casa). Contamos também com uma ampla equipe de professores e funcionários, que compartilham o carisma e a proposta pedagógica salesiana, assumindo o trabalho com coragem e dedicação. Juntos, imbuídos do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello, eles levam adiante o ideário educativo e a missão de formar “Bons Cristãos e Honestos Cidadãos”.
São educadores qualificados e alinhados com as crenças e valores da Pedagogia Salesiana, que hoje conduzem a formação pedagógica, humana e cristã de 788 alunos.
Desafiado a responder aos anseios da juventude, o Instituto Auxiliadora tem buscado criar espaços culturais, de lazer, formação, oração, encontros e convivência, ampliando o leque de escolhas para seus educandos.
“Educação é coisa do coração.”
– Dom Bosco