NOSSA HISTÓRIA

 

 

Por volta de 1930, Bonfim(Silvânia/GO) foi escolhida como sede do complexo educacional. Esta escolha se deve ao arcebispo da época, Dom Emanuel Gomes de Oliveira, que em 1932 já trabalhava para a construção de um colégio para moças em regime de internato e externato. Em 15 de março de 1932, teve início o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. De início o estabelecimento funcionava em um velho sobrado do tempo do Império unido a outro casarão, “Tudo muito simples e pobre”, como afirma a primeira aluna, Ana Caixeta.

As Irmãs Salesianas, que no início eram 4, contaram com a ajuda de muitas pessoas imbuídas do imenso desejo de lançar em Bonfim as sementes da Educação Salesiana. E em 11 DE FEVEREIRO DE 1935 – teve início a construção do colégio (Dia de NS de Lourdes ), relatado na crônica;

“ O povo toma parte na nossa alegria. Vários senhores e jovens ajudam a abrir os alicerces, outros preparam uma boa merenda para os operários. Que Maria Auxiliadora ajude-nos terminar essa obra que fará bem a tantas crianças.”

Mesmo com o colégio, ainda em construção, várias autoridades civis e eclesiásticas o visitaram, entre eles: O Cônsul da Alemanha (12/09/1933), o Ministro da Polônia (27/01/1935). Em 1937, o Colégio passou a funcionar na sede própria, o internato foi muito florescente, acolhia meninas de diversos lugares; filhas de fazendeiros e de cidades distantes. Saíam daqui aptas a testemunhar o lema de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Hoje são 87 anos de História e de educação!

No trabalho educacional, são cinco Irmãs: Ir.Hélia Inácia Monteiro(Diretora), Ir. Celuta da Cunha Teles (Vigária), Ir.Antônia Kelly Gaioso (Pastoral), Ir. Jesuína da Conceição Moreira (Tesoureira) e Ir. Nádia Laurindo Chaves (Orientação pedagógica da Educação Infantil e Fundamental I/ Comunicação) e equipe de educadores.  São eles que, assumindo a postura de educadores salesianos e imbuídos do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello, juntamente com as Irmãs Salesianas, levam adiante o ideário educativo e a missão de formar “o bom cristão e o honesto cidadão”.

São educadores qualificados e alinhados com as crenças e valores propostos pela Pedagogia Salesiana. Que hoje levam a diante a formação pedagógica/ humana/ cristã de 980 alunos.

Desafiados a dar uma resposta aos anseios da juventude, o Instituto Auxiliadora, tem procurado criar espaço cultural, de lazer, formativo, oração, de encontros e convivência, abrindo o leque de escolhas para os educandos.

“Educação é coisa do coração”

Dom Bosco

 

 

 

 

Este álbum não existe ou não está publicado.