Notícias

08 de março – Dia Internacional da Mulher

“Saúde Mental das Mulheres: Um olhar sobre a saúde mental, a sobrecarga e o acúmulo de tarefas diárias”.

No dia 08 de março de 2024 a Obra Social Villagindo Para ser Feliz propiciou uma Roda de Conversa com algumas mulheres / familiares atendidas, na qual discutiu-se a “saúde Mental das Mulheres:  Um olhar sobre a saúde mental, a sobrecarga e o acúmulo de tarefas diárias”.

Tal tema, de extrema importância foi facilitado pelas Técnicas do CAAD – Cachoeiro de Itapemirim – ES – Centro de Acolhimento e Atenção Integral Sobre Drogas, também conhecido como Rede Abraço, um Programa do Governo do Estado do Espírito Santo que atende as pessoas e seus familiares com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Flávia Soares (Assistente Social), Paula de Albuquerque (Psicóloga) e ainda o Assistente Social Roberto Dornelas Vilete que além de atuar na Obra Social Villagindo também atua no CAAD Cachoeiro, e ainda, a equipe da Villagindo e todas as mulheres presentes contribuíram para que esse dia fosse ainda mais significativo.

De fato foi uma Roda de Conversa, na qual todas as mulheres presentes puderam expressar seus sentimentos e muitas delas verbalizaram algumas emoções pela primeira vez. “Só de estar falando aqui já é uma ajuda”, disse uma das participantes.

Outras se emocionaram ao falar sobre o quão é difícil reconhecer-se enquanto um ser subjetivo, alegando que as cobranças são tantas, que o conceito de que as mulheres são frágeis acabam contribuindo para que sejam minimizadas na sociedade, contudo, através de intervenções da equipe, todas puderam perceber que existem ferramentas extremamente importantes para que ela seja reconhecida enquanto “ser humano”, desmitificando a ideia de que a mulher tem que ser tudo independentemente da situação. Antes de ser e fazer tudo, ela é um ser humano.

As mulheres são sim “mulheres maravilhas” pela garra e determinação de cada uma, contudo, nem sempre é preciso ser tudo, fazer tudo. Ressignificar é extremamente importante para se reconhecer como um sujeito de direitos e capaz de realizar seus sonhos, cumprindo assim o seu projeto de vida.

Ainda em conversa algumas mulheres falaram de suas emoções, de projetos, sonhos e até mesmo da importância de buscar a terapia como ferramenta para contribuir em seu processo de autoconhecer-se.

É válido destacar que a Obra Social Villagindo Para Ser Feliz atua diretamente com crianças, adolescentes, jovens e suas respectivas famílias que em sua maioria encontram-se em situação de vulnerabilidades, no bairro Village da Luz, nesta municipalidade o qual encontra-se inserido no Programa do Estado Presente. Trazer parceiros como a equipe do CAAD para tratar de assuntos tão importantes como este é suma importância.

Agradecemos o apoio da equipe técnica e articulação para que tal evento acontecesse e foi uma tarde muito gostosa, tanto que as mulheres presentes no evento sugeriram que façamos novos momentos como esse.

Em tempo, informamos que o CAAD – Centro de Acolhimento e Atenção Integral Sobre Drogas de Cachoeiro de Itapemirim – ES, está localizado à Rua Dr. Raulino de Oliveira, 56, Centro de Cachoeiro de Itapemirim – ES (próximo ao Hospital Santa Casa) – Tel: (28) 3028-2784 e atende de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.

O equipamento supracitado além de atender pessoas que fazem uso de qualquer tipo de substância química, atende também os familiares mesmo que não façam uso de substâncias, assim, basta procurar atendimento nos dias e horários supracitados.

Por fim, desejamos que o Dia das Mulheres sejam todos os dias. Que haja mais respeito, amor e mais garantia de direitos!

Roberto Dornelas Vilete – assistente social – CRESS 7389 - ES

Cachoeiro de Itapemirim – ES, 08 de Março de 2024.

 

08 de março – Dia Internacional da Mulher (8 Fotos)