Em uma das aventuras propostas pelo material Girolhar, embarcamos em uma viagem a um lugar muito especial, criado por um menino sapeca que gostava de passar horas na biblioteca lendo livros, queria ser pintor e acabou se tornando um grande escritor! Nosso querido Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil.
As crianças descobriram que Lobato nasceu na cidade de Taubaté, foi alfabetizado pela mãe e logo despertou o gosto pela leitura, lendo todos os livros infantis da biblioteca de seu avô, o Visconde de Tremembé. Com a morte de seus pais, foi morar com seu avô na fazenda. Esse cenário se tornou inspiração para criação de várias obras e personagens, entre elas, a mais famosa, o Sítio do PicaPau Amarelo. Dentre os personagens preferidos das crianças estão uma menina de nariz arrebitado, a boneca de pano, uma bruxa feia, em forma de jacaré, um menino travesso usando gorro vermelho e de uma perna só e também um boneco feito de sabugo de milho.
A turma do Arco-íris se encantou pelo saci. Menino sapeca, bagunceiro, que gosta de esconder as coisas, puxar o rabo do gato e sair correndo criando um redemoinho. Ficaram encantados com a boneca de pano que começou a falar tomando uma pílula falante. Seu nome? Emília, a boneca-gente. E o que dizer de Tia Nastácia? Sem os seus quitutes, a vida no sítio não teria graça.
Monteiro Lobato dedicou-se a um estilo de escrita com linguagem simples, na qual a realidade e a fantasia estão lado a lado. Suas obras têm atravessado gerações e encantado adultos e crianças até os dias atuais.
Essa proposta teve por objetivodesenvolver o gosto pela leitura por meio das inesquecíveis histórias, músicas e personagens das obras de Monteiro Lobato e proporcionar às crianças vivências inesquecíveis.
Professora Denise Correia Silveira
Infantil 3