Roma, 08/05/2025 - Após dias de intensa oração e deliberação no Vaticano, a fumaça branca subiu da Capela Sistina nesta quinta-feira, 8 de maio, anunciando ao mundo a eleição do novo Sumo Pontífice da Igreja Católica. Os cardeais reunidos no Conclave escolheram o Robert Francis Prevost, 69 anos, norte-americano, como sucessor de São Pedro e guia espiritual de mais de 1,3 bilhão de fiéis ao redor do mundo.
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, o agora Papa Leão XIV. De perfil discreto e voz tranquila, Prevost costuma evitar os holofotes e entrevistas. No entanto, é visto como um reformista, alinhado à linha de abertura implementada por Francisco. Tem formação sólida em teologia e é considerado um profundo conhecedor da lei canônica, que rege a Igreja Católica.
Em seu primeiro discurso, já vestido com a veste papal, o Pontífice dirigiu-se à multidão reunida na Praça São Pedro falando: "Todos podemos caminhar juntos na direção daquela pátria a qual Deus nos preparou. À igreja de Roma, uma saudação especial. Necessitamos sermos juntos uma igreja missionária, que constrói pontes e diálogos, prontos para receber de braços abertos, todos que precisam de caridade, presença, diálogo e amor"
- - - - - - - - - - - - - -