Notícias

CAPÍTULO INSPETORIAL

Preparação ao próximo “Capítulo Geral” - CG24

CAPÍTULO INSPETORIAL

Preparação ao próximo “Capítulo Geral” - CG24

Nos dias 23 e 25 de setembro deste ano, a IMM realizou, no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo/MG, o “Capítulo Inspetorial” da Inspetoria Madre Mazzarello – IMM, que é uma assembleia oficial da Inspetoria para tratar de assuntos relevantes.

O assunto deste Capítulo era a preparação ao próximo “Capítulo Geral” – CG24, que ocorrerá em 2020, e a eleição da FMA delegada da IMM ao CG24 (Ir. Sílvia Fonseca Pinto), assim como de sua suplente (Ir.Jane Maria da Silva).

Na carta de convocação para o evento, a Madre Geral, Irmã Yvonne Reungoat, nos incentivou a trabalhar “com Maria, em um clima de profunda abertura ao Espírito Santo”.

Éramos 57 participantes entre Irmãs/FMA, Educadores e Jovens, convocados a representar toda a IMM neste momento de Graça.

Tivemos oportunidade de ouvir dois excelentes palestrantes. Dr. Rodrigo Ávila, economista e integrante da Auditoria Cidadã da Dívida, expôs brilhantemente sobre o sistema da dívida brasileira e a necessidade de uma auditoria da Dívida Pública, discorrendo sobre o tema:  “A dívida (interna e externa) do Brasil: um desafio da contemporaneidade” e Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, Reitor da PUC Minas e, desde 2006, bispo auxiliar de Belo Horizonte, que vem atuando competentemente em áreas mais especificamente ligadas à cultura, à educação, à comunicação. Dom Joaquim nos envolveu profundamente com o tema: “A sinodalidade no serviço de animação das Comunidades Educativas”

Além da riqueza das palestras, tivemos oportunidade de refletir sobre as respostas encaminhadas pelas comunidades/FMA, representando o pensamento das FMA e Leigos educadores de nossas Unidades Educativas e as reflexões compartilhadas nas assembleias regionais de FMA, Leigos/Educadores e Jovens da IMM.

Durante o Capítulo Inspetorial pudemos ouvir o conteúdo das respostas que os Educadores/Gestores da IMM deram a um questionário que os envolvia no processo de acompanhamento dos jovens. Também os próprios Jovens, com uma participação surpreendentemente responsável, nos ofereceram oportunidades ricas de reflexão sobre “se e como” gostariam de ser acompanhados, além de oferecerem várias sugestões para a IMM, sobre a estrutura e a gestão salesiana das unidades educativas.

Os momentos mais ricos foram os das reflexões e partilhas em grupos específicos (FMA / Educadores / Jovens) e do compartilhamento em plenário com todos os participantes reunidos.

Dessa forma, pudemos nos preparar para acolher tudo aquilo que virá do CG24, identificando-nos, sem dúvida, com as decisões que serão tomadas.

Acompanharemos Ir. Maria Américo Rolim, nossa provincial e Ir. Sílvia Fonseca, em sua missão de representar a IMM e apresentar nossos sonhos e nosso compromisso ao mundo salesiano, presente no CG24.

Que o Espírito Santo ilumine todas as capitulares e que Maria nos ajude a “fazer o que Jesus nos disser!” (Jo 2,5)

Amém!

CAPÍTULO INSPETORIAL - Preparação ao CG24 (47 Fotos)